sexta-feira, 2 de julho de 2010

A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA



A construção de uma educação de qualidade, com equidade e que prime pela eficiência, tem que ser um projeto inadiável e assumido por toda a nação brasileira. A consolidação de políticas educacionais que contemplem esta proposta aponta para a necessidade e a urgência da construção de novos paradigmas pelo Sistea Educacional. Dentre estes, a construção de uma cultura escolar cotidiana de respeito à diversidade e peculiaridades da população brasileira é um imperativo. As tentativas atuais de fortalecimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas estarão fragmentadas, incompletas e fadadas ao fracasso se não se incluir, nesse bojo, o trato pedagógico da diversidade étnico-racial, como nos aponta Nilma Lino Gomes(2001).
Portanto, fortalecer a escola pública com um bem social, ampliando suas possibilidades democráticas, implica empreender ações de caráter universal e incidir sobre todo o âmbito da educação formal e seus sujeitos. Mas a inserção da dimensão singular, incluindo aí a perspectiva étnico-racial, contemplará os brasileiros descendentes de africanos que representam metade (ou mais) da população brasileira.
Importantes lutas têm sido travadas por vários setores da sociedade brasileira, para a melhoria do Sistema de Ensino. Especialmente, os movimentos sociais negros reivindicam o fortalecimento da educação como instrumento de promoção social e de cidadania para a população negra.
Mesmo que tais organizações da sociedade civil tenham patrocinado um avanço em alguns pontos sobre a questão ainda tem-se muito a fazer, principalmente no cotidiano do espaço escolar. É urgente diminuir a distância que ainda existe entre as postulações dos documentos pedagógicos e legais sobre o tema e o fazer pedagógico diário.
Confirmada essa realidade, pode-se identificar algumas fases por que as escolas passam para incluir a discussão racial em seu bojo pedagógico, mesmo que o assunto já tenha sido até objeto de legislação federal específica ( Lei 10.639/2003).
(ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Pedagogia da Diferença. Belo Horizonte: Nandyala, 2009.)

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